Todas as Publicações do Distrito

Novembro: Mês da Fundação Rotária

Quando rotarianos promovem uma ação de arrecadação por meio da venda de um prato típico, o que há por trás? Pessoas em Ação, horas de trabalho no picar dos alimentos, no preparo da refeição com amor. Existe entrega naquilo que se faz, momentos de companheirismo, e principalmente, resultados. Essa arrecadação será destinada para a realização de projetos através da Fundação Rotária, entidade sem fins lucrativos que permite aos rotarianos concretizarem nas comunidades as necessidades levantadas. É para a Fundação Rotária que os rotarianos encaminham os recursos levantados através da Ação Humanitária promovida pelo Distrito 4630. Cada valor contribuído ajuda a financiar programas humanitários, educacionais e culturais, além dos operacionais. O processo de aprovação de um projeto é rigorosamente avaliado, uma vez que, clubes e distritos rotários do mundo todo candidatam-se para receber os subsídios para executar os projetos. São três os fundos creditados com as contribuições: Fundo Anual para Programas: financia os programas da Fundação. Fundo Permanente: recebe apenas parte dos rendimentos empregados para garantir a viabilidade dos programas da entidade em longo prazo. Fundo Pólio Plus: reúne recursos para as iniciativas voltadas à erradicação mundial da poliomielite, desde a operacionalização da distribuição das vacinas em todas as partes do mundo, treinamentos e logística dos agentes a campanhas de incentivo à vacinação e produção de vacinas. Assim, quanto rotarianos promovem a venda de uma feijoada ou de uma costelada, não se trata da venda de um prato típico. São recursos para a concretização de um projeto. Quando uma empresa se torna parceira do Rotary, não se trata de mero apoio à causa rotária. É a oportunidade de se tornar uma Empresa Cidadã que pratica a Responsabilidade Socioambiental.  

Empresa Cidadã UNINGÁ - Centro Universitário Ingá

Com mais de 20 anos de história, a UNINGÁ é parceira do Rotary Club de Cianorte-Furquim de Castro no Programa Empresa Cidadã. Considerado um dos melhores Centros Universitários, tornou-se referência nacional em qualidade de ensino. Oferece cursos em todas as áreas do conhecimento por meio da graduação e pós-graduação presencial ou a distância, e vem inovando a cada ano com a proposição de novos cursos e investindo na qualificação de suas instalações. O campus sede fica em Maringá, possui instalações amplas e modernas que contemplam Núcleo de Convenções, três fazendas-escola, Núcleo Experimental Agronômico integrado ao campus, diversos laboratórios de estudos e desenvolvimento científico, clínicas nas diferentes áreas da saúde com atendimento ao público, além do Hospital Memorial UNINGÁ e a Clínica Veterinária UNINGÁ. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA destaca-se por sua proposta inovadora que ao mesmo tempo conserva a tradição das aulas práticas PRESENCIAIS, que acontecem na sede da UNINGÁ aos finais de semana, e direciona de forma responsável os acadêmicos ao ESTÁGIO CURRICULAR. A UNINGÁ traz para o Ensino a Distância toda sua estrutura de laboratórios, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento acadêmico de qualidade e propiciar a melhor formação. Além disso, promove a interação entre os acadêmicos e comunidade, mobilizando-os por meio da proposição de projetos e ações sociais com o intuito de colocar em prática o que foi aprendido no ambiente virtual por meio da prestação de serviços à comunidade. Desse modo, sua participação como Empresa Cidadã vai ao encontro da missão institucional. Os polos de Educação a Distância, que já contabilizam mais de 300 unidades espalhadas pelo país, participam junto com os acadêmicos dos eventos do Rotary, como o Rotary Day, Campanha de Vacinação e promoções. POLOS DE APOIO PRESENCIAL - O primeiro Polo da Uningá localizado fora do campus sede foi instalado em Cianorte, sob a gestão da professora mestre Ivnna Gurniski de Oliveira, que é rotariana, companheira do Rotary Club de Cianorte-Furquim de Castro. Atualmente, a professora Ivnna faz a gestão de 33 Polos da UNINGÁ localizados no Paraná e em São Paulo. “O Rotary tornou-se um parceiro importante para os Polos de Educação a Distância. Por meio das ações promovidas pelos rotarianos, conseguimos aproximar os acadêmicos e fazê-los vivenciar experiências únicas colocando em prática o conhecimento teórico-científico e ao mesmo tempo fazendo o bem a quem precisa”, disse a professora Ivnna. Larissa Nakao - Comunicação Corporativa  

Empoderamento de Menina terá e-book que será trabalhado em escolas

O Programa Empoderamento de Meninas desenvolveu um e-book, resultado das aulas sobre empoderamento referente ao Projeto de Subsídio Global do Colégio Estadual Presidente Kennedy e Colégio Estadual Unidade Polo, de Maringá. Escolas parceiras irão trabalhar o conteúdo em sala de aula. Além do e-book, 150 exemplares serão impressos. Uma das autoras é a professora Tania Tait, escritora, integrante da ONG Maria do Ingá Direitos da Mulher, que pretende também trabalhar o projeto na ONG. São autores do livro também: Eliane Maio, Adalberto Inocêncio, Cleber Popov, Juliana dos Santos e Marieli Maio Braga.

IV Endikids reúne crianças em Jandaia do Sul

Após dois anos, em razão da pandemia da covid 19, o Endikids – Encontro Distrital dos Rotakids, voltou a acontecer presencialmente, em Jandaia do Sul, no Lar São Francisco de Assis, no último dia 15 de outubro. O evento foi realizado pela Comissão de Serviços à Juventude, com a supervisão do governador 04-05 João Marin Mechia, tendo a chairwoman Daiane Meurer na organização com o apoio da também chairwoman Stella Napolis. Giuliano Pimentel, professor da Universidade Estadual de Maringá e rotariano, foi o responsável pela recreação e atividades com as crianças. Dos 9 Rotakids do Distrito 4630, 7 estiveram presentes. Foi selecionada a primeira Representante Distrital do Rotakids (RDK): Laura Lemuchi, 12 anos, de Marialva. Como primeira assistente ficou Lorena Rossini dos Reis, 8 anos, de Umuarama e segundo assistente, Matheus Azzolini, 10 anos, de Jandaia do Sul. “Fato inédito, pois não existe no mundo a escolha de um RDK”, destaca João Marin Mechia. Cada Rotakids apresentou os projetos realizados no período de 2020 até o momento. Para o governador Eloi Bonkoski, o Endikids foi surpreendente e inspirador. “Ver o espírito rotário em crianças nos enche de esperança por um futuro melhor. Os projetos apresentados e a desenvoltura mostrada indicam que o Rotakids é um movimento que deve ser muito incentivado e no qual o Rotary deve investir. Com certeza grandes líderes estão nascendo deste programa”, fala Eloi. Coroando as atividades da Comissão de Serviços à Juventude, o Rotary Club de Maringá-Acim fundou, no dia 08 de outubro, o seu Rotakids, com 19 crianças, tendo como presidente Lucas Carrard Abrão da Silva. O Rotakids é um programa para crianças de 7 a 12 anos e desenvolve, além do envolvimento dos participantes na comunidades, habilidades como oratória, liderança, trabalho em equipe e realização de projetos.    

Mobilidade Para Todos distribuirá próteses de mãos

O programa de distribuição de cadeiras de rodas, Mobilidade para Todos, ganhará um novo produto: próteses de mãos. Uma organização não governamental americana, denominada LN4, será a doadora das próteses para a Associação Norte Paranaense de Reabilitação - ANPR, parceira do programa Mobilidade para Todos do Distrito 4630 e 4710 de Rotary International. O programa visa atender todos os brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil. Segundo a coordenadora do programa, Renata Mestriner Krambeck, a parceria surgiu durante reunião virtual ocorrida em agosto entre os Rotary Clubs do México e Rotary Clubs de Londrina e interior de São Paulo. O londrinense João Luis Faria Ziober, presidente do Rotary Club Satélite Renacimiento do México compartilhou ações do programa "Te Damos uma Mão", que tem causado um grande impacto no México, e desafiou rotarianos no Brasil a fazerem o mesmo no nosso país. Doar próteses de mãos para quem necessita! O governador eleito 23-24 Arthur Harbs visualizou a oportunidade de ampliar o programa Mobilidade para Todos. As próteses de mãos complementarão o programa sendo mais um produto a ser doado para quem precisa de mobilidade.    

Hospital do Câncer ganhará novas camas para a Ala SUS

O Hospital do Câncer de Maringá – Hospital Guirello deverá receber em breve 70 novas camas para a ala destinada aos atendimentos pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O projeto está orçado em R$ 298.000,00 e está em fase de desenvolvimento para ser aprovado pela Fundação Rotária através de iniciativa do Rotary Club de Maringá-Aeroporto. Apesar de ser um hospital particular para atendimentos oncológicos e hematológicos, 80% dos atendimentos são pelo SUS, informa Lenira Barbosa, diretora operacional do hospital. “Realizamos cirurgia, tratamentos clínicos como radioterapia, quimioterapia, entre outros. Atendemos Maringá e região, sendo uma média de 200 a 300 atendimentos ao mês, às vezes até 500 pacientes”, explica Lenira. O hospital tem 22 anos de história, ou seja, muitas das camas hospitalares não têm mais condições de manutenção pelo seu tempo de uso. As manivelas já são de difícil manuseio, impossibilitando um melhor acolhimento dos pacientes. “A troca destas camas será muito bem-vinda. É o lugar onde o paciente fica deitado um dia, dois dias, sete dias, 15 dias. Receber este presente do Rotary será como um novo coração chegando para o hospital”, ressalta a diretora operacional. Daunarani Zurg é paciente e faz tratamento desde abril. “Com certeza estas novas camas nos darão mais conforto ao tratamento, estamos muito gratos com esta ação”. Imagem Pública – De acordo com a responsável pela Imagem Pública do Rotary Club de Maringá-Aeroporto, Landesay Kutschenko, o clube conta com o apoio na divulgação do projeto dos cantores Rio Negro e Solimões e Vágner Nunes, ex-jogador de futebol profissional. Após fazer contato com eles, explicando sobre o projeto para o Hospital do Câncer, prontamente se colocaram à disposição para ajudar. “Penso que no Rotary o trabalho deve ser feito lado a lado. Eu e o Ademir Avanci buscamos nos nossos contatos, pessoas que poderiam nos ajudar a chegar até estes famosos que estão apoiando o nosso clube”, explica Landesay. Além dos recursos da Fundação Rotária, outras ações de arrecadação de fundo estão sendo realizadas pelo clube, como a Tradicional Costelada ao Fogo de Chão.    Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Localizar site dos clubes